top of page
Foto do escritorElienai Martins

Chuva escura atinge Rio Grande do Sul e Uruguai após incêndios florestais

Incêndios provocam "chuva preta" e sol alaranjado no Rio Grande do Sul

Além de alterar a cor da chuva, queimadas também fizeram o sol ficar alaranjado no estado.

O Rio Grande do Sul foi atingido por uma "chuva preta" nesta terça-feira (10). Moradores da região registraram imagens do fenômeno, que chamou a atenção pela alteração na coloração da água.

Segundo Andrea Ramos, meteorologista da Climatempo, a mudança é resultado das queimadas que ocorrem no país. "As fumaças de incêndios no Norte e Centro-Oeste acabaram chegando à região Sul. Temos um canal de vento que sai da Amazônia, passa pelo Centro-Oeste e atinge também a região Sul", explica ela.

A presença de partículas de fuligem na atmosfera é a principal responsável pela modificação na cor da chuva. Além disso, a fumaça dos incêndios também gera o fenômeno do sol alaranjado. "É uma evidência da presença de fuligem e fumaça na atmosfera. Quando existem muitos poluentes, é gerado um reflexo. Quanto mais variar a coloração de laranja para vermelho, mais material particulado há na atmosfera", ressalta Andrea.

Para amenizar os riscos à saúde, a meteorologista recomenda o uso de máscara, manter-se hidratado e umidificar os ambientes.

Qualidade do ar

Nesta terça-feira (10), a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) divulgou em suas redes sociais uma comparação do céu de Porto Alegre para evidenciar os efeitos das queimadas. Na imagem, é possível ver que, na última sexta-feira (6), o céu estava ensolarado e azul. Já na foto desta terça-feira, o céu aparece coberto por uma densa camada de fumaça.

"Mesmo com o tempo firme e ensolarado, os dias têm parecido acinzentados. A fumaça dos incêndios está bloqueando a passagem dos raios solares, criando essa aparência", informou a Sala de Situação.

A empresa IQAir, que monitora a qualidade do ar em Porto Alegre, indica que, nesta quarta-feira (11), a atmosfera está em estado "insalubre". Os parâmetros de monitoramento variam entre "Bom", "Moderado", "Insalubre para grupos sensíveis", "Insalubre", "Muito insalubre" e "Perigoso".

Imagens captadas durante um voo também mostram o céu coberto por uma densa camada de fumaça na cidade de Santa Maria.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page